quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Características Morais de um Verdadeiro Pastor 2 - Fidelidade ao Cônjuge


I Timóteo 03:02

Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma(SÓ) mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar;(...). esta expressão denota que um pastor deve ser alguém que sempre foi fiel ao cônjuge -- O assunto TRAIÇÃO ao cônjuge nem se quer vamos nos ater nesse artigo, pois é até incoerente, já que um pastor é o "anjo" da igreja.

A fidelidade não é apenas  "Não Trair", mas envolve uma serie de coisas que devem ser observadas num casamento algumas delas são: manutenção do relacionamento; manter a chama acesa, amar, cuidar e respeitar.

Há pastores que sobem no altar e aparentemente são irrepreensíveis  e são, mas no que se trata do relacionamento com o cônjuge  é um fracasso. "Não se pode dar aquilo que não se tem". Facto. Um pastor tem como dever orientar casais e como poderá então orientá-los se o seu próprio relacionamento é um caus?

Todo e qualquer relacionamento pode um dia estar menos bom, a diferença é ver este "menos bom"  virar um caus ou fazer a manutenção do casamento e isto envolve tempo, determinação, vontade e atitude.

Tempo para sentar-se e identificar aonde está o problema, determinação para decidir por um fim ao problema e vontade de por esse fim e atitude para dar o primeiro passo para resolver o problema. É um processo que envolverá a luta conjunta do casal e muito diálogo. Não é por ser pastor que uma pessoa não enfrente crise no relacionamento, as vezes os pastores até enfrentem mais devido a árdua labuta e o pouco tempo para dedicar-se a família

Manter a chama acesa é especificamente  em relação ao sexo que só deve abster-se em caso de oração em comum (ICor. 07:05). É impossível manter a chama acessa se não há uma intimidade constante. Muitos casais afastam-se porque usam a palavra de Deus distorcidamente, chegam em casa depois da igreja e cada qual vão para seus computadores, bíblia ou livro e esquecem de ter seus momentos de intimidade e carinho, há 24 por dia para todos os outros afazeres, o momento do casal tem que existir sempre, pois manter a chama acesa é "manter-se um só".

O amor vem de Deus e quem é de Deus ama. Assim um pastor precisa sempre em todos e quaisquer circunstancias  amar o seu cônjuge  como a si mesmo. É bem verdade que há circunstancias em que realmente o amor parece apagar-se, mas é justamente nestes momentos que um  pastor precisa amar seu cônjuge e compreender com o amor de Deus que somos diferentes e todos estamos a mercê de em algum momento na vida errar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário