segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Quem é um pastor?



Os pastores são aqueles que dirigem a congregação local e cuidam das suas necessidades espirituais. Também chamados de “ presbítero”(at 20:17; Tt.01:05) e bispos ou supervisores(I Tm 03:01; Tt 01:07).

O pastor e alguém chamado e escolhido pelo próprio Deus para dirigir o seu rebanho(At.14:23) independente de algumas características tão exigidas pelas igrejas se Deus chama uma pessoa é porque sabe que mesmo que esta pessoa não tenha  as qualificações exigidas pela sociedade evangélica e pela bíblia, ele mesmo vai prover.

Assim como o apostolo Paulo que teve o seu conhecimento vindo do próprio Deus, um pastor também recebe o conhecimento e discernimento vindo de Deus, principalmente o discernimento de buscar mais conhecimento da sua palavra, como o desejo incontrolável de aprender mais de Deus e de tudo que diz respeito a Ele.

O pastor é essencial no propósito de Deus para sua igreja. Uma igreja sem pastor não esta firmada no corpo de Cristo, não tem estrutura espiritual, não tem alicerce. Pense numa igreja sem pastor como um corpo sem os nervos, tendões e músculos, NÃO MANTÉN-SE DE PÉ.

A  igreja precisa estar a caminhar e é o pastor o responsável por manter a igreja em movimento, activa, em forma. Dessa maneira lembre-se um pastor é ser mensageiro de Deus. Anunciador das boas novas. É ser uma voz que clama com ousadia. Muitas vezes, a mensagem será dura, outras promoverá conforto e consolo. Muitos compreenderão os seus pecados e render-se-ão aos pés do Salvador. Ser pastor é ser voz e nada além disto.

O pastor segue o caminho antes dos demais. Orienta os seus irmãos e mostra-lhes qual o caminho que deve ser seguido. Isto significa que, enquanto todos estão em segurança, muitas vezes o pastor está a percorrer o pântano tenebroso para poder conduzir o rebanho ao qual serve em segurança (Sl 23.4). Ele não abandona os seus, está presente na hora da angústia a guiá-los em segurança.

O pastor chora em silêncio, sofre sozinho. É ser alguém que tira forças de onde muitas vezes parece que já não existe nenhuma para poder fortalecer os que em sofrimento lhe procuram. É ser consolado pelo consolo e conforto que vê que promoveu na vida dos seus irmãos. É alegrar-se na vitória daqueles que ele tanto ama. Nao esqueças nunca de que o seu pastor é o anjo da igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário